A Importância da Fidelização da sua Marca

 

Com o mercado cada vez mais competitivo, pode ser bem difícil para alguns negócios conseguir novos clientes. Afinal, além de disputar o tempo e atenção deles, não é todo mundo que faz parte do seu público-alvo. Para conseguir lidar com essa situação, investir na fidelização de clientes costuma ser a melhor solução.

Como o próprio nome já deixa a entender, o objetivo é tornar um cliente ou um grupo deles fiel ao seu negócio, fazendo com que retorne com mais frequência. A princípio, pode não parecer o melhor investimento, já que alguns negócios têm alta rotatividade. Porém, com o tempo, você verá como essa prática gera um retorno mais estável.

Clientes fiéis são sua melhor propaganda

Além de ser um investimento para melhorar seu faturamento, a fidelização de clientes também tem o efeito secundário de melhorar a reputação da sua empresa. Lembre-se: para cada cliente satisfeito, mais cinco pessoas devem descobrir as qualidades do seu negócio.

É bem comum que pessoas peçam recomendações a amigos e familiares antes de fazer qualquer compra, para evitar erros. Se você tem um público cativo, esses clientes também serão seus evangelizadores, reforçando as qualidades da sua empresa para outras pessoas que poderiam estar fora do seu alcance.

 

Otimizar custos com divulgação

Você, provavelmente, já recomendou marcas e empresas para outras pessoas, essencialmente fazendo uma propaganda de seus produtos de graça. A melhor forma de conseguir o mesmo resultado em seu negócio é ter um público bem fiel. Não há nada de errado nisso, então use essa prática a seu favor sempre que possível.

Se você não precisa investir tanto apenas para chamar a atenção do público e convencê-los a fazer uma visita, você também vai aumentar sua lucratividade, indiretamente. E, com o tempo, isso resultará em mais vendas

 

Encurtar o ciclo de vendas

O ciclo de vendas, intervalo entre o fechamento de um negócio e o próximo, é um fator importante para a rentabilidade do seu negócio. Se ele for muito longo, isso é um sinal de que você gasta muito tempo e recursos com cada cliente individual, tornando seu trabalho menos eficiente.

Por meio da fidelização de clientes, você pode reduzir, pouco a pouco, esse custo de aquisição e a duração do seu ciclo de vendas. Esse público, à medida que se aproxima da sua marca, tende a fechar negócio por conta própria com mais rapidez, diminuindo bastante seus custos no médio e longo prazo.

Feedbacks mais valiosos

Por fim, os seus clientes mais experientes também são os melhores para evidenciar possíveis falhas em seus produtos e serviços. Afinal, são eles que têm mais experiência em como eles funcionam na prática. Se você tiver que coletar feedback, mas tem pouco tempo ou alcance para isso, dê prioridade a seus clientes já fidelizados. Com a ajuda deles, será bem mais fácil aprimorar seu trabalho.

 

O processo de fidelizar o seu público pode ser bem mais complexo do que aparenta à primeira vista, especialmente se você não tem um plano ou estratégia para isso. Para dar algum direcionamento, separamos 3 dicas práticas que devem ajudar.

– Invista em atendimento de qualidade

– Foco na demanda do cliente

– Ofereça recompensa para clientes fiéis

Incremente suas campanhas sempre que possível!!

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