Como calcular ticket médio

Ticket médio: por que esse indicador é tão importante para sua empresa?

O ticket médio representa o valor médio gasto nos pedidos: quanto maior for o valor, mais os clientes estão gastando nos pedidos. É o indicador que mostra o comportamento do cliente com a marca e também pode ser relacionado à satisfação com a empresa.

Como calcular ticket médio
Como calcular ticket médio

Ou seja, é um número que representa o valor da compra que cada cliente realiza em média, sendo que o mais comum é calculá-lo de maneira geral, mas também é possível realizar esse levantamento para determinados produtos e serviços.

O ticket médio é considerado uma das métricas mais importantes de um negócio, pois fornece ao gestor informações valiosas para a elaboração de ações estratégicas e para o planejamento de vendas com o objetivo de melhorar os resultados.

Como calcular ticket médio

Para chegar ao valor do ticket médio, uma conta muito simples deve ser feita. São apenas quatro passos. Confira só:

  1. Primeiro, considere um período, que pode ser um dia, uma semana ou um mês
  2. Depois, verifique quantos clientes foram atendidos e o valor registrado em vendas
  3. Por fim, divida esse valor pelos clientes
  4. Pronto: temos o ticket médio para o período avaliado.

Assim, percebe-se que o ticket médio mantém uma relação direta com a fatia de mercado que uma empresa atende. Portanto, ao fazer o seu cálculo, esse dado pode ser também avaliado, o que por si só já indica algumas providências que poderão ser adotadas.

Uma forma de aumentar a participação no mercado e, em consequência disso, elevar o ticket médio, é realizando um estudo de caso.

Também o benchmarking é uma das maneiras de se posicionar no mercado, tomando como referência empresas concorrentes. Se um estabelecimento do mesmo ramo consegue atender mais clientes que você, é sinal de que tem um diferencial que atrai as pessoas.

 

Como calcular ticket médio – Participação no Mercado

Algumas formas de aumentar a participação no mercado. Algumas delas são:

Como calcular ticket médio – Como saber se ticket médio está bom ou ruim?

Como calcular ticket médio
Como calcular ticket médio

Ao fazer a conta que destacamos acima, e assim obter o valor médio das suas vendas em um período, é hora de analisarmos se os números estão sendo vantajosos ou não. Afinal, um ticket médio mais alto quer dizer que as suas vendas estão com uma boa performance E como saber o que é um ticket alto?

Na verdade, isso vai variar de loja para loja, além de depender também de outros fatores. Por exemplo, um ticket médio alto para uma papelaria pode ser algo em torno de R $100,00. Já para uma loja de móveis e eletrodomésticos, podemos considerar um valor médio alto caso o resultado seja R $3.000,00.

Portanto, essa análise é muito relativa e tem a ver com o seu segmento de atuação. Outro ponto que pode nos orientar para sabermos se os valores estão bons ou ruins, é o histórico do próprio e-commerce e os custos que cada venda gera. Isso porque se uma loja virtual gasta em média mais do que recebe, certamente essa relação está desequilibrada, o que causará prejuízos ao negócio.

É preciso trabalhar sempre visando o que for mais positivo para sua empresa. Por isso, tenha metas que visem um ticket médio que consiga cobrir os custos de aquisição de clientes e ainda garanta uma margem de lucro.

Como calcular ticket médio

Gostou da Matéria ? Entre em Contato no nosso  whatsapp logoWHATSAPP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *