Marketing de Escassez

O que é o Marketing de Escassez e como usá-lo em sua estratégia

O marketing de escassez é uma proposta interessante que trabalha com o lado psicológico do público. A proposta é despertar o senso de urgência, diante do medo de perder a oportunidade de compra. Da definição do conceito aos principais cases de sucesso.

Marketing de Escassez
Marketing de Escassez

O consumismo faz parte da realidade atual. Ter é muito importante, mesmo que nem sempre seja necessário. Diante desse comportamento, a sensação de comprar algo limitado é ainda mais prazerosa e, naturalmente, as marcas já perceberam isso há algum tempo.

O marketing de escassez tem foco em explorar justamente esse tipo de atitude, ou seja, a sensação de urgência para ter algo que pode se esgotar a qualquer momento. Além disso, o trabalho também é feito em cima do medo do consumidor em ficar sem aquele produto, já que ele tende a esgotar rapidamente.

Essa estratégia pode ser aplicada em, rigorosamente, todos os segmentos comerciais. A explicação por esse desejo do que é escasso está na natureza humana e tem viés psicológico.

Querer o que é mais difícil faz parte do comportamento humano e, quando isso chega no campo do consumo, é apenas mais uma manifestação dessa atitude.

Um exemplo muito comum é o desejo de ter roupas importadas, por exemplo. Não necessariamente elas têm melhor qualidade do que as nacionais, mas, simplesmente, não são encontradas por aqui.

Nesse caso, o senso de exclusividade é mais um desses comportamentos que o marketing de escassez explora muito bem. A possibilidade de ter algo que poucas pessoas têm dá a sensação de pertencimento, e isso tem muito a ver com o consumo.

O desejo pelo que é escasso, raro e limitado é uma questão puramente psicológica, que, por consequência, impacta o comportamento de muita gente.

As empresas usam diversas práticas para concretizar a ideia de que os produtos são escassos e gerar no público o desejo por eles, somado ao senso de urgência para ter algo que vai esgotar rapidamente.

Marketing de Escassez – Como criar escassez no cliente?

Vendas e Ofertas a Pronta Entrega é uma delas. Criar restrições de tempo é uma das formas mais fáceis e eficientes de gerar urgência e escassez na sua loja. Isso se deve ao fato de que os clientes não querem perder a oportunidade de aproveitar alguma oferta.

Para que uma empresa possa alcançar os resultados preestabelecidos, é preciso contar com boas estratégias de vendas, oferecer um bom atendimento, além de analisar quais são os principais modelos de entregas existentes. A pronta-entrega, por exemplo, tem como objetivo atender aos interesses do cliente de forma imediata.

Ou seja, assim que ele solicitar algum produto e o pagamento for confirmado, a empresa vai enviar o item para as suas mãos, independentemente do lugar ou das situações envolvidas. Agora, como ele pode ser utilizado pelas empresas de forma eficiente?

O primeiro passo é realizar o planejamento dos processos. Entre as principais vantagens de você entender todos que estão envolvidos desde a solicitação do cliente até a entrega do produto, destacamos o fato de que a empresa tem a oportunidade de ser proativa e não reativa.

Nesse sentido, é essencial que o estoque seja bem otimizado e organizado, uma vez que a ausência de algum material poderá prejudicar a experiência do cliente e ocasionar insatisfação dele.

Marketing de Escassez – Pronta Entrega

Outro ponto essencial para a pronta-entrega em uma empresa é a promoção de treinamentos contínuos oferecidos aos colaboradores. Essa estratégia potencializa o engajamento dos profissionais, uma vez que vai aumentar o sentimento de pertencimento por parte da equipe.

Por fim, é essencial criar um planejamento estratégico que contribua para otimizar as entregas de mercadorias. Com isso, é possível entender quais são os pontos fortes e fracos da entrega e o que pode ser feito para aperfeiçoar alguns pontos e potencializar outros.

Em uma pronta-entrega, também é importante que a gestão se preocupe com a automatização de processos. Por meio dela, existe a oportunidade de oferecer maior agilidade para as entregas, uma vez que diferentes etapas desse processo serão integradas. Isso possibilita uma melhor visualização por parte de todo o time.

Gostou ? Compartilhe, Entre em CONTATO

 

Conhece sobre Rotulagem dos Alimentos ? conheça AQUI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *