Diferença entre Despesas e Investimentos
– Para que a gestão financeira seja feita de forma correta é preciso saber as diferenças entre despesa e investimento. Esse conhecimento, também, é fundamental para o desenvolvimento do planejamento estratégico empresarial e para tomada de decisões.
Qual a diferença entre custos e investimentos?
Quando se abre um negócio, por exemplo, sempre é necessário fazer a aquisição de itens essenciais para que a empresa possa atuar no mercado. Isso é um investimento, pois oferece retorno ao negócio, mais cedo ou mais tarde. Já o custo é, simplesmente, um gasto de dinheiro, tempo ou recursos.
Diferente do investimento, as despesas não trazem retornos financeiros futuros. Mas, quando bem planejadas, são essenciais porque servem para fazer a empresa funcionar. Ou seja, a despesa é o dinheiro utilizado na manutenção da companhia
Diferença entre Despesas e Investimentos – Obtenção de Receita
Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa. despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio.
De modo geral, eles não são tão fundamentais para o funcionamento de uma companhia como os custos da mesma. Exemplos de despesas: contas de telefone, salários do setor administrativo, comissões de vendedores, etc.
Quais são os três tipos de despesas?
De fato, existem três grandes categorias quanto à função:
· Despesas Comerciais.
· Despesas Gerais e Administrativas.
· Outras despesas.
As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.
Abaixo, listamos alguns exemplos de despesas fixas para te ajudar a identificar como elas se encaixam no seu caso.
1. Aluguel da sala comercial ou imóvel;
2. impostos fixos;
3. folha de pagamento de colaboradores;
4. taxas bancárias;
5. seguros;
6. conta de energia elétrica, água e internet;
7. softwares e sistemas.
O que são investimentos?
Os investimentos são os gastos com o objetivo de aumentar a receita, a médio ou a longo prazo, ou de melhorar a imagem da organização. Ou seja, são as ações praticadas com a intenção de obter retorno positivo.
Antes de adquirir um bem ou serviço, pondere se há utilidade real na rotina organizacional. Pense se o uso será, apenas, para um projeto ou se poderá ser aproveitado no futuro.
Diferença entre Despesas e Investimentos
No caso do investimento, a intenção é que ele consiga gerar lucros com o passar do tempo. Portanto, reflita se aquele software que custa centenas de dólares pode se tornar, apenas, mais um programa que ninguém vai usar. Ou se aquela assinatura de revista, que nenhum dos colaboradores lê, não é, apenas, mais um gasto desnecessário. Investimento é, antes de tudo, análise.
Por fim, não fique em dúvida sobre a gestão financeira do seu negócio. Se necessário, consulte um especialista para traçar as estratégias certas. Afinal, um único erro na contabilidade pode significar um grande prejuízo futuro.
Gostou ? Compartilhe. Dúvidas ? ENTRE EM CONTATO
OU nos chame no WhatsAPP